10 dicas para fotografar casamentos e dominar o mercado

Fotografia de casamento

Alheio à crise, o mercado de casamentos vem crescendo ano após ano e movimentando milhões de reais em todo o Brasil. Se você quer ganhar dinheiro com fotografia, fotografar casamentos é uma boa porta de entrada.

Índice

  1. Como fazer a direção do casal no ensaio fotográfico?
  2. Quais equipamentos devo ter para fotografar casamentos?
  3. Como fazer fotos criativas?
  4. Quantos fotógrafos são necessários para cobrir um casamento?
  5. Como divulgar o seu trabalho
  6. Como montar o seu portifólio
  7. Até que horas o fotógrafo deve permanecer no evento?
  8. Usar ou não o flash para fotografar casamentos?
  9. Qual a quantidade de imagens devo fazer?
  10. Entregar ou não as fotos em formato digital?

Neste post, reunimos 10 dicas para você se destacar no segmento de fotografia de casamento.

1- Como fazer a direção do casal no ensaio fotográfico?

Uma boa direção de fotografia reflete diretamente no resultado do seu trabalho. É preciso se conectar ao casal, criar uma empatia, um laço. Antes de marcar o ensaio, encontre com o casal para fazer um briefing, comece perguntando sobre a história de cada um, depois como se conheceram. Vá se aprofundando na história do casal e criando laços. Descubra o que eles querem e o que esperam da seção fotográfica. Exponha suas ideias e monte o pré-roteiro junto com eles. No dia do ensaio, receba os noivos com um sorriso e comece devagar e de forma descontraída para que eles se soltem. Se coloque no lugar dos noivos e vá conversando com eles, contando uma história para que eles entrem em sintonia com você e atendam aos seus comandos.

Uma técnica bacana para fazer o casal relaxar é pedir para que o indivíduo que estiver mais a vontade contar um “segredo” no ouvido do outro. Fique com o dedo no obturador, pois depois que o outro ouvir virá um belo sorriso.

Veja também como dirigir os noivos em um ensaio pré wedding.

2- Quais equipamentos devo ter para fotografar casamentos?

A questão de equipamento é uma polêmica, tem fotografo que cobre cerimônia com fullframe, outros com câmeras cropadas e até com iphone. O mais importante, neste caso, é ter boas lentes. Então, se a grana tiver curta, compre um corpo de câmera mais barato e invista em lentes de qualidade. Para cobrir a cerimônia, a queridinha dos fotógrafos é a 24 – 70 mm – f/2.8, uma lente versátil que produz imagens de alta qualidade. Para ensaios externos, recomenda-se uma teleobjetiva de médio alcance tipo uma 70 – 200 mm. É sempre bom também ter uma lente fixa para fazer os detalhes. As objetivas fixas são mais difíceis de serem usadas, porém proporcionam imagens com maior nitidez.

Veja mais dicas do que levar para fotografar.

3- Como fazer fotos criativas?

Fotografar casamentos pode ser um pouco frustrante, pois há todo um protocolo a cumprir e você acaba sempre fazendo as mesmas fotos. Mas há espaço para inovar e usar a criatividade para realizar fotos com um toque de magia. Depois de uma foto tradicional, faça uma brincadeira para descontrair os noivos, proponha algo diferente antes da próxima foto do protocólo. É a hora de usar a sua criatividade. A dica aqui é pesquisar sempre o portifólio de outros fotógrafos profissionais, ver o que eles e pensar no que você pode propor.

4- Quantos fotógrafos são necessários para cobrir um casamento?

Uma equipe para cobrir um casamento deve ter no mínimo 2 fotógrafos. 1 fotógrafo de garantir as fotos tradicionais, aquelas que estão no protocolo e que os noivos esperam ter em seus alguns. O segundo fotógrafo fica mais livre fazendo fotos criativas, inovando nos ângulos e cortes. Deve também fazer o backup em momentos importantes da cerimônia, assim se uma das câmeras falhar, o registro está garantido.

5- Como divulgar o seu trabalho

A publicidade é essencial para todo fotógrafo, seja qual for a área em que ele atue. No mercado de casamentos não é diferente, mas aqui vale muito o boca-a-boca, uma noiva satisfeita pode lhe render novos contratos. Por tanto, surpreenda os noivos, não só com belas imagens, faça um bom atendimento, sempre cumpra os prazos, se possível até antecipe, entregue mais que o prometido, brindes são sempre bem vindos.

Investir no relacionamento do cliente pode trazer bons resultados, mas não deixe de fazer o marketing tradicional: tenha um site com o seu portifólio, faça anúncios patrocinados no Google e facebook, participe de feiras do segmento, tenha um cartão de visitas, anuncie em revistas e guias de noivas e tenha perfis em redes sociais.

6- Como montar o seu portifólio

O portifólio é uma ferramenta essencial na hora de captar novos clientes, afinal ninguém irá contatar um fotógrafo sem ver o seu trabalho.

Não é necessário colocar todas as fotos que você já vez, selecione as melhores. Um número bom seria algo em torno de 30 fotos. Mostre todos os momentos do casamento, de preferência uma foto de cada cliente. Comece pelo making of, depois a cerimônia e festa.

Coloque fotos de detalhes, planos abertos e retratos. Diversifique a ideia aqui é divulgar o seu potencial.

7- Até que horas o fotógrafo deve permanecer no evento?

O tempo de cobertura de um casamento pode variar de 8h a 14h, do making of até o final da festa. A última etapa da cobertura é a festa, que é o momento mais descontraído e onde cabe mais a criatividade do fotógrafo, apesar de também haver um protocolo a seguir. Tem fotógrafos que gostam de ficar até o final da festa e assim fazer fotos mais íntimas com as pessoas mais importantes para os noivos, que são as que ficam até o final. Vai depender da história que o fotógrafo quer contar e do contrato firmado com os noivos.

8- Usar ou não o flash para fotografar casamentos?

Vai depender a iluminação do ambiente. O importante aqui é ter sempre os rostos dos noivos iluminados. Geralmente a iluminação ambiente vem de cima, o que gera muitas sombras nos rostos das pessoas, neste caso é recomendado o uso do flash. Portanto, leve o flash e estude a possibilidade de usa-lo ou não na hora.

9- Qual a quantidade de imagens devo fazer?

Não economize no click. Em uma cerimônia de casamento, cada fotógrafo deve produzir mais de 2.000 fotos. O recomendado é fotografar em RAW, pois assim você poderá corrigir alguma coisa sem perda na pós-produção.

Selecione as melhores fotos e mande para o cliente escolher, em baixa resolução. O ideal é que esta seleção tenha cerca de 15% das fotos totais do evento.

10- Entregar ou não as fotos em formato digital?

Hoje em dia, muitos casais preferem receber as fotos apenas gravadas em um DVD a fazer álbuns caros.
Para o fotógrafo, o ideal é vender o álbum, pois este produto possui uma boa margem de lucro. Mas convencer os noivos pode não ser uma tarefa fácil, pois eles estão gastando muito com o casamento e o orçamento pode ficar apertado.

Não deixe de fazer o casamento, porque os noivos não querem comprar o álbum. Acredite, depois de ver as fotos, os noivos ficarão tentados a comprar o álbum.

Flexibilize: dê opção dos noivos comprarem o álbum depois da cerimônia, tenha várias opções de modelos e preços, facilite o pagamento.

Entregar ou não as fotos gravadas em um CD vai depender da negociação realizada com os noivos, você ainda pode usar isso como um bônus caso eles fechem o álbum.

Antes de encerrar, uma última dica: Fique antenado com o que outros fotógrafos estão fazendo, busque inspiração visitando o portifólio de outros profissionais. Comece vendo o nosso post que mostra os melhores fotógrafos de casamento de 2017.

Quer se aprofundar sobre o assunto? Conheça o nosso curso de fotografia de casamento inteiramente grátis.

5/5 - (2 votes)
Post
10 dicas para fotografar casamentos e dominar o mercado
Título
10 dicas para fotografar casamentos e dominar o mercado
Descrição
Veja como fotografar casamentos como um fotógrafo profissional com essas super dicas que preparamos para você.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *