Como fazer bokeh criativo | Técnica fotográfica

Efeito Bokeh Criativo

Pontos de luz desfocados no plano de fundo da fotografia tomam a forma que a sua imaginação mandar. Coração, estrela, caveira, chave, raio, tudo pode com a técnica de bokeh criativo.

O termo bokeh (pronúncia: boquê)é uma palavra inglesa com origem japonesa que significa mancha ou borrão. O nome da técnica foi sugerido pelo fotógrafo Mike Johntson, em 1997, e acabou incorporado ao glossário fotográfico para designar essas luzes fora de foco.

Técnica fotográfica - efeito boken

O formato do bokeh na fotografia vai depender do formato do diafragma da sua objetiva. Diafragmas com 5 lâminas geram um boken em forma de pentagrama. À medida que aumentamos o número de lâminas do diafragma o bokeh vai se arredondando.

Apesar do boken da lente gerar imagens muito interessantes, porque não personaliza-lo criando um boken criativo para obter um resultado mais interessante? Primeiramente precisamos aprender como fazer o efeito bokeh. Basicamente é fazer uma foto com fundo desfocado. Então, pegue sua câmera, escolha uma lente clara ou uma teleobjetiva. Selecione a maior abertura da sua lente e no caso da teleobjetiva a maior distância focal também. Agora escolha um plano de fundo para sua foto, de preferência um que tenha vários pontos de luz para que se obtenha um resultado satisfatório. Posicione o motivo principal da sua foto em frente a esse plano de fundo e faça o registro. Pronto, você já tem uma foto com o efeito bokeh. Agora vamos ver como personalizar essas luzes desfocadas.

Técnica fotográfica - efeito boken criativo

Como disse anteriormente, a forma do boken depende do formato do diafragma. Nós não podemos mudar o formato do diafragma, mas podemos modificar o formato da lente colocando uma máscara opaca na frente dela. Esta máscara pode ter o desenho que desejarmos e o bokeh tomará a forma desse desenho.

Siga o passo-a-passo abaixo para criar sua máscara de boken personalizada. Você irá precisar de:

  • Papel preto;
  • Tesoura;
  • Lápis;
  • Régua;
  • Estilete;
  • Fita adesiva.
Máscara para bokeh criativo - Dicas de fotografia

Como fazer:

  1. Pegue a lente que você escolheu para fazer a foto e risque a sua circunferência no papel preto. Vamos usar como referência uma lente 50mm – f/1.8;
  2. Corte o círculo desenhado;
  3. Faça um desenho qualquer no centro desse círculo. Existe uma regra para determinar o tamanho do desenho, ele varia de acordo com a lente que você irá usar. Então, divida a distância focal da sua lente (se for uma lente tele, pegue a distância focal que você irá usar) pela maior abertura da mesma. Pegando nossa lente de referência, dividimos 50 por 1.8 e descobrimos que o nosso desenho deve ter no máximo 27mm. Note que quanto mais escura for sua lente, menor deverá ser o seu desenho.
  4. Com um estilete, recorte o desenho do círculo.
  5. Coloque a máscara na frente da sua objetiva e prenda-a com a fita adesiva.

Temos algumas sugestões de desenhos para você:

Desenhos para bokeh criativo - Dicas de fotografia

Agora faça a foto utilizando a técnica de bokeh normalmente, como se não houvesse nada na frente da objetiva.

Gostou da dica? Então post suas fotos mais criativas com a hastgat #BlogOlhaoPassarinho e apareça na seção “Fotos dos Leitores”.

5/5 - (2 votes)
Post
Como fazer bokeh criativo | Técnica fotográfica
Título
Como fazer bokeh criativo | Técnica fotográfica
Descrição
Bokeh criativo são pontos de luz desfocados no plano de fundo da fotografia que tomam a forma que a sua imaginação mandar.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *