Conheça as orientações para uso de drones no espaço aéreo brasileiro

Drone

Em maio de 2017, foi publicada a regulamentação para uso de drones no espaço aéreo brasileiro. A partir de dentão, somente aeronaves homologadas pela ANATEL podem voar, saiba como homologar o seu drone na ANATEL, é necessário que o drone seja cadastrado no site da ANAC e os voos devem ser autorizados pelo DECEA, veja como solicitar sua autorização de voo. Além disso, o DECEA faz uma série de recomendações para o uso do espaço aéreo brasileiro que devem ser respeitadas para a segurança de todos.

Se você possui um drone, salve o site do DECEA nos seus favoritos, lá você encontrará todas as informações para operar seu equipamento de forma legalizada.

Vejamos agora as recomendações do DECEA para operações com drones:

Aerolevantamento com drone

Aerolevantamento é o conjunto de operações aéreas para captação e registro de dados do terreno, do espaço aéreo ou do litoral. Para esse tipo de atividade é obrigatória a autorização do Ministério da Defesa.

Não sobrevoe áreas de segurança com drones

Não sobrevoe áreas de segurança. Você pode ser punido por violar a segurança nacional, por isso não sobrevoe presídios, instalações militares, usinas de produção de energia ou outras áreas críticas.

Use drones em locais adequados

Busque lugares adequados para realizar os seus voos e não coloque em risco outras aeronaves, como os helicópteros, que voam a 200 ft, pessoas e propriedades públicas e privadas.

Manutenção de drones

É muito importante estar sempre em dia com a manutenção do seu drone. Faça sempre o checklist recomendado pelo fabricante antes de cada voo.

Mantenha uma distância de segurança em voos com drones

Você deve manter uma distância mínima de 30 metros de edificações. Para trabalhos específicos, com a devida autorização do proprietário, você pode reduzir essa distância.

Faça voos diurnos

Não perca o seu drone de vista, faça voos durante o dia.

Não voe com seu drone perto de aeroportos

Não voe próximo a aeroportos e heliportos. Os voos com drones devem ser realizados a um raio mínimo de 5 km de qualquer aeródromo conhecido.

Leia o manual do seu Drone

Leia o manual de usuário do seu equipamento para saber como proceder em casa de emergências.

Não sobrevoe pessoas

Não sobrevoe pessoas sem a autorização das mesmas.

Planejamento de voo

Voe até 100ft de altura. Cuidado, voos acima de 200ft podem colocar em riscos helicópteros. Já os voos acima de 400ft podem afetar a navegação aérea.

Mantenha o seu drone no seu campo de visão

Dê preferência para voos em modo vlos, no qual o piloto mantém o drone em seu campo de visão durante todo o tempo.

Post
Conheça as orientações para uso de drones no espaço aéreo brasileiro
Título
Conheça as orientações para uso de drones no espaço aéreo brasileiro
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Conheça as orientações para uso de drones no espaço aéreo brasileiro
5 (100%) 1 vote

Se gostou, compartilhe!
Email this to someoneShare on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *