Como fazer imagens HDR | Técnica Fotográfica

Imagem HDR

Crédito da imagem: http://www.uhdwallpapers.org/2015/08/embarcadero-from-marina-california-pictures-wallpapers.html

Se você já tentou fotografar um ambiente interno, uma sala de estar, com uma janela aberta esperando obter uma fotografia equilibrada que mostre tanto a paisagem da janela quanto a sala, sabe que o resultado será frustrante, certo? Ou você faz a fotometria do ambiente e tem uma janela estourada ou faz a fotometria da paisagem externa e obtém uma sala escura no primeiro plano. Para essas situações o recomendado é fazer uma imagem HDR.

Técnica fotográfica HDR

O High Dynamic Range (HDR) é uma técnica fotográfica que realça o contrate das sombras e altas luzes combinando várias fotos do tema com diferentes exposições.

Cenas como a descrita no início do post possuem uma amplitude dinâmica muito maior que a suportada pelo sensor da câmera, por isso ao fotometrar a cena perdemos detalhes nas altas luzes, nas sombras ou em ambas as extremidades do histograma. Para saber mais sobre Amplitude Dinâmica veja o post: Domine a amplitude dinâmica e dê um brilho as suas fotografias.

Você pode usar o histograma para saber se deve usar a técnica de HDR para fotografar uma cena. Este gráfico informa a amplitude de brilho presente na cena e mostra se a sua câmera será capaz de fazer uma foto equilibrada.

Histograma

1- O eixo horizontal mostra a amplitude dinâmica que a sua câmera consegue captar.
2- A largura da curva do histograma mostra a amplitude dinâmica da cena. Caso a curva não caiba no gráfico é preciso fazer algo para diminuir essa amplitude.
3- A altura do histograma mostra quantos pixels foram registrados em cada nível de brilho.
4- O lado esquerdo do gráfico mostra as zonas escuras da foto.
5- O lado direito do gráfico representa as zonas claras ou altas luzes da cena.
6- Se a curva ultrapassar os limites tanto do lado esquerdo, quanto no direito, é sinal de que há perdas nas sombras ou nas altas luzes e a técnica HDR é indicada.

Histograma Baixo contraste

No exemplo acima, temos uma imagem de baixo contraste. O pico do histograma está nos tons médios não há áreas muito brilhantes ou muito escuras, por tanto não há necessidade de usar HDR.

Histograma Altocontraste

Neste caso, temos uma imagem de alto contraste, pois há uma diferença muito grande entre os valores de brilho em uma cena, percebemos que o histograma está cortado nos limites do gráfico. Isto faz com que as áreas escuras ficam pretas e as claras brancas. Aqui o HDR pode fazer a diferença.

A técnica HDR aumenta a amplitude dinâmica de uma imagem ao usar várias exposições invés de tentar diminuir a amplitude dinâmica da foto.

A maioria das câmeras possuem um modo HDR que faz as fotos e entrega uma imagem final pronta em JPG. O número de fotos que a câmera irá fazer para produzir a imagem HDR pode variar, consulte o manual da sua câmera.

Se a sua câmera não possui o modo HDR ou se você quer um controle maior na hora de produzir a imagem final, o ideal é fazer as fotos com as diferentes exposições e depois juntá-las no software de edição.

Para encerrar temos duas dicas de ouro para fazer fotos arrasadoras em HDR:
1- Sempre use um tripé e um disparador remoto para garantir que todas as fotos tenham o mesmo enquadramento e para evitar trepidações.
2- Sempre utilize velocidades rápidas, principalmente se o motivo a ser fotografado esteja em movimento. Assim você evitará fantasmas na sua imagem.

Gostou da dica? Então post suas fotos de efeito panning com a hastgat #BlogOlhaoPassarinho e apareça na seção “Fotos dos Leitores”.

5/5 - (3 votes)
Post
Como fazer imagens HDR | Técnica Fotográfica
Título
Como fazer imagens HDR | Técnica Fotográfica
Descrição
O HDR é uma técnica fotográfica que realça o contrate das sombras e altas luzes combinando várias fotos do tema com diferentes exposições.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *