Super dicas de fotografia para tirar retratos como um profissional

Dicas para tirar retratos

A prática de tirar retratos é tão antiga quanto a fotografia, aliás o hábito de produzir retratos é ainda mais antigo. Antes da invenção da fotografia pintores já faziam retratos em tela. Com o surgimento da fotografia, a prática de tirar retratos se popularizou e evoluiu ao longo dos tempos.

Hoje o retrato está presente em praticamente todos os seguimentos fotográficos e todos os fotógrafos produz várias destas imagens ao longo de sua carreira.

Mas qual a receita para tirar retratos que encantem o observador? Neste post reunimos algumas dicas de fotografia para você tirar retratos como os grandes profissionais da área.

Índice

  1. Mantenha os olhos em foco
  2. Acerte a velocidade do obturador da sua máquina fotográfica
  3. Tirar retratos com fundo desfocado
  4. Habilite o ponto AF no centro do visor
  5. Horizontal ou vertical?
  6. Leia o manual de instruções da sua câmera fotográfica
  7. 3×4 é foto de documento
  8. Use a proporção áurea na hora de tirar retratos
  9. Use a luz rebatida
  10. A janela é uma ótima fonte de luz
  11. Tirar retratos em close
  12. A luz natura é uma boa fonte de iluminação
  13. Cuide do fundo da sua imagem
  14. Tirar retratos de crianças
  15. Peça autorização
  16. Tenha referências
  17. Não fique calado durante o ensaio
  18. Transmita informações pelo olhar
  19. Tirar retratos preto e branco
  20. Quebre as regras
Olhos em foco

1- Mantenha os olhos em foco

Por ser a mais importante de todas, esta não é uma dica e sim um lei da fotografia de retratos.

Na fotografia, o foco é a área mais importante da imagem e quando o assunto é retrato, o foco deve estar nos olhos do fotografado. O retrato de um modelo com os olhos desfocados é uma foto perdida.

2- Acerte a velocidade do obturador da sua máquina fotográfica

O segredo para se obter uma foto nítida está na velocidade do obturador, quanto mais rápido for o seu disparo, menor será a chance de ter uma foto tremida.

Uma dica simples para obter um retrato com maior nitidez é nunca configurar a velocidade do obturador com um valor inferior à distância focal da lente usada.

Retrato com fundo desfocado

3- Tirar retratos com fundo desfocado

Desfocar o fundo de uma imagem é um efeito básico da fotografia profissional. Tirar retratos com fundo desfocado valoriza a modelo e eliminas distrações que podem tirar a atenção do observador da sua foto.

Para desfocar o fundo, utilize lente claras, pois elas possibilitam fotografar com grandes aberturas de diafragma, diminuindo a profundidade de campo.

Você também pode tirar retratos com fundo desfocado utilizando uma tele objetiva na sua maior distância focal.

4- Habilite o ponto AF no centro do visor

O maior erros dos fotógrafos ao tirar retratos é focar o nariz do modelo invés dos olhos. Uma dica para que isso não aconteça é configurar o ponto AF da sua câmera no centro do view frame. Então, faça o foco nos olhos do modelo a ser fotografado, pressione o botão do obturador até a metade e segure, agora refaça o enquadramento, pressione o botão do obturador até o final para registrar a imagem.

5- Horizontal ou vertical?

Os puristas defendem que para ser retrato a orientação do frame tem que ser vertical, mas nada impede de você fazer retratos com o frame na horizontal, afinal você pode precisar de espaço na tela para colocar algum texto.

6- Leia o manual de instruções da sua câmera fotográfica

Muitos fotógrafos por aí nunca abriram o manual de instruções de suas câmeras e, por isso, desconhecem muitos recursos que seu equipamento possui.

7- 3×4 é foto de documento

Há menos que o seu cliente for viajar e precise tirar foto para o passaporte ou carteira de identidade, seja criativo e fuja do estilo 3×4, mesmo que a pessoa esteja de frente para a câmera.

8- Use a proporção áurea na hora de tirar retratos

Tirar retratos utilizando a proporção áurea torna a sua imagem muito mais agradável. E você pode utilizá-la tanto para compor seus retratos verticais quanto os horizontais.

Veja como usar a proporção áurea nos seus retratos neste outro post aqui do Blog Olha o Passarinho.

9- Use a luz rebatida

Utilize um rebatedor para criar efeitos na sua imagem. Com ele você pode eliminar sombras no rosto do modelo ou simplesmente projetar a luz de uma fonte sobre o assunto da imagem.

10- A janela é uma ótima fonte de luz

Não subestime a luz que entra pela janela, esta é uma excelente fonte de iluminação que se usada corretamente produz um resultado profissional no seu retrato.

11 – Tirar retratos em close

Se a iluminação disponível não está adequada e você não dispõe de uma lente clara, a solução é fazer um close no rosto do modelo ocupando todo o frame da foto.

Neste caso, evite a fotografia frontal, peça ao modelo que vire levemente a cabeça para um dos lados.

12 – A luz natura é uma boa fonte de iluminação

Ao tirar retratos em locação externa é importante levar em consideração o horário do ensaio e conhecer os efeitos da luz natural sobre a fotografia.

13 – Cuide do fundo da sua imagem

Negligenciado pela grande maioria dos fotógrafos amadores, o fundo da cena faz parte da imagem e é tão importante quanto o modelo no primeiro plano.

Antes de clicar, verifique o que há atrás do modelo e se necessário reposicione-o para obter um fundo de foto mais apropriado.

14 – Tirar retratos de crianças

Tirar retratos de crianças é um verdadeiro desafio, mesmo para fotógrafos mais experientes.

O segredo desse tipo de retrato está na posição do fotógrafo em relação ao modelo mirim. Abaixe-se! Posicione-se de forma que a câmera fique na altura dos olhos da criança.

15 – Peça autorização

Ao fotografar uma pessoa na rua é necessário pedir autorização dela para usar a imagem.

Evite retratar a pessoa em situação humilhante ou ridícula.

16 – Tenha referências

Visite o portifólio de fotógrafos e retratistas de renome para conhecer as tendências e o trabalho deles. Estude como eles fizeram as suas imagens e tente replicar.

17- Não fique calado durante o ensaio

Você está no comando. Puxe assunto com o modelo, crie um laço. Conheça a história do modelo e crie uma situação para que ele relaxe.

Dê comandos em voz alta de forma clara e objetiva: vire para direita, olhe para frente, sorria e etc.

18 – Transmita informações pelo olhar

O olhar pode dizer muita coisa em uma imagem. Na hora de dirigir o modelo não esqueça do olhar. Fale sobre coisas pessoais, sobre a família e filhos… As pupilas costumam dobrar de tamanho quando a pessoa fala sobre o que gosta.

19- Tirar retratos preto e branco

Retratos em preto branco são nobres, mas é preciso estar com o foco trabalho nos olhos e com a iluminação correta. O grande segredo do retrato em preto e branco está na iluminação. Esta deve criar áreas de sombra e contrastes de forma a valorizar a imagem.

20- Quebre as regras

As regras existem para serem quebradas, desde que você saiba o que está fazendo. Experimente novos ângulos, meios de iluminação e poses até que se obtenha o retrato perfeito.

5/5 - (1 vote)
Post
Super dicas de fotografia para tirar retratos como um profissional
Título
Super dicas de fotografia para tirar retratos como um profissional
Descrição
Qual a receita para tirar retratos que encantem o observador? Veja as dicas de fotografia que selecionamos para te ajudar.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *