Como lidar com as aberrações óticas | Dicas fotográficas

Aberrações Cromáticas

Mesmo com toda a tecnologia empregada nas objetivas modernas, ainda há situações em que nos deparamos com aberrações óticas. Muitos destes problemas podem ser corrigidos na hora da captura da foto, ajustando a câmera, em outros casos é necessário o uso de softwares de edição para limpar a foto.

Tipos de aberrações óticas

1- Reflexos:

Aberrações Cromáticas - Reflexo

Os indesejáveis reflexos ocorrem quando fotografamos sob luz intensa ou frontal. Eles são causados pela reflexão da luz na superfície das lentes. Para amenizar este problema muitas lentes são construídas com materiais antirreflexos. Em campo, recomenda-se o uso do para sol.

2- Vinhetagem:

Aberrações Cromáticas - Vinhetagem

A vinhetagem é o escurecimento das bordas da imagem. Este efeito pode ocorrer quando usamos lentes grande-angulares claras em suas aberturas máximas. A abertura pode ser demasiadamente grande fazendo com que a câmera capture a própria objetiva. Este problema pode ser resolvido diminuindo a abertura do diafragma.

3- Aberração esférica:

Aberrações Cromáticas - Esférica

A aberração esférica ocorre quando os raios de luz incidentes próximos às bordas da lente convergem além do ponto focal formando halo luminoso concêntrico que prejudica a qualidade da imagem. Este problema só ocorre em objetivas comuns, as chamadas objetivas esféricas foram projetadas para eliminar esse fenômeno.

p>4- Aberração de cor:

Aberrações Cromáticas - Cor

Este fenômeno é semelhante a vermos uma luz quando passa por um prisma e é decomposta em vários comprimentos de onda gerando luzes de cores diferentes. Em uma imagem digital isto se manifesta através de arestas coloridas que contornam objetos de grande contraste. Para eliminar este efeito, os fabricantes inserem elementos de baixa dispersão de luz na composição das lentes, mesmo assim é necessária a ajuda de softwares de edição de imagem.

Existem dois tipos de aberração de cor: longitudinal (ou axial) e lateral (ou transversal). Podemos remover a do tipo axial diminuindo a abertura do diafragma, já a do tipo longitudinal só é possível remover com a utilização de softwares de edição de imagem.

Recomendamos que você fotografe em RAW e corrija as aberrações no software de edição. Para isso, você pode usar o Camera Raw, o ligthroom ou qualquer outro software que processe arquivos RAW.

Basicamente, para eliminar as aberrações cromáticas você deverá abrir o arquivo no software e ampliar a imagem para ver melhor as aberrações. Procure ao longo de toda a imagem, especialmente onde há maior contraste como nas árvores e céu.

No ligthroom, ative o modo “Develop” e depois na aba “Lens Corrections”, na opção “Color”, ative a opção “Remove Chromatic Aberration” e faça os ajustes para eliminar a cor indesejada. Em outros softwares, procure as opções de correção de lente para fazer os ajustes.

5/5 - (1 vote)
Post
Como lidar com as aberrações óticas | Dicas fotográficas
Título
Como lidar com as aberrações óticas | Dicas fotográficas
Descrição
Mesmo com toda a tecnologia empregada nas objetivas modernas, ainda há situações em que nos deparamos com aberrações óticas.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *