Guia de fotometria – saiba como sua câmera mede a luz da cena

Fotometria

Para dominar a fotometria é preciso conhecer o funcionamento do fotômetro da sua câmera e entender como ele faz a medição da luz da cena para determinar a exposição correta.

Para fazer a medição basta pressionar levemente o botão do obturador e aguardar que as informações apareçam na tela. Ao pressionar o botão, o sensor de medição capta a luz que entra pela objetiva, refletida do objeto, através do espelho e faz a medição de acordo com o modo escolhido.

Modos de medição

Hoje temos 3 modos principais de medição disponíveis no mercado: matricial, ponderada ao centro e pontual. (Os nomes podem variar de fabricante para fabricante, mas o princípio é o mesmo). No modo Matricial a câmera faz uma varredura por toda a imagem comparando as leituras de brilho em diferentes áreas para determinar uma exposição equilibrada. Já os modos ponderados ao centro e pontual são ajustados apenas para produzir uma exposição de meios-tons com base numa área definida.

Medição Matricial

Fotometria Matricial

Ideal para a fotografia do dia-a-dia, embora possa ser difícil prever como vai reagir em certas situações.

Medição Ponderada ao Centro

Fotometria Ponderada ao Centro

O fotômetro faz a medição de todo o sensor, mas determina a exposição para o centro em 70% – 80% do frame. Indicada para fotos com assuntos centralizados.

Medição Pontual

Fotometria Pontual

Neste modo o fotômetro faz a medição de uma pequena área circular, cerca de 1,5% a 4%, em torno do ponto AF ativo.

O fotômetro pode errar

A máquina não é perfeita e pode fazer uma medição equivocada da cena, por isso nada substitui o olho humano. Para haver consistência, os fotômetros são calibrados para 18% de refletância de meio tom cinza. Isto significa que quando exposto a um assunto de meio tom, que reflete cerca de 18% da luz que cai sobre ele, o fotômetro vai produzir uma exposição de meio tom perfeito. Em algumas situações o fotômetro pode interpretar a cena de forma errada e incluir áreas claras ou escuras no nível de meios tons.

Cenas escuras refletem menos luz, enquanto cenas claras refletem muito mais luz, mesmo assim a câmera tenta regular a exposição para 18%. Sendo assim, uma fotografia com predominância de tons claros, como um campo coberto de neve, pode parecer escura e cinzenta e uma fotografia com predominância de tons escuros pode ficar com o brilho estourado e em tons de cinza. Nestes casos é preciso usar a função de compensação da câmera, que permite o ajuste fino da exposição subexpondo ou superexpondo a imagem para corrigir o erro.

No modo manual o fotômetro exibe um gráfico para indicar se a cena está subexposta ou superexposta, com esta indicação você vai ajustando os 3 pilares da fotografia para conseguir a exposição perfeita.

Use o fotômetro para fazer leituras pontuais em várias áreas da cena

Ativando o modo de medição pontual, você pode verificar a fotometria de várias partes da cena e decidir qual configuração de exposição usará. Basta escolher um detalhe da cena, mirar a câmera para fotometrar, configurar e bloquear a exposição, agora recomponha a cena e faça o clique. Mas tome cuidado, se você fizer a fotometria de uma área mais clara ou mais escura que o meio tom, sua fotografia ficará muito clara ou muito escura.

[Imagem – Medição matricial]
Fotometria Pontual

1- Medindo as sombras: se escolher uma área escura para fazer a medição, está assumindo que esta área representa um meio tom na sua cena, sendo assim todas as áreas mais claras que o meio tom definido ficarão ainda mais claras na foto.

2- Acertando o meio tom: se você escolher acertadamente uma área de meio tom na cena terá uma foto parecida com a que foi feita com a medição matricial, porém as áreas mais claras do céu ainda estão estouradas, pois a diferença de exposição entre os meios tons e as altas luzes é muito grande para registrar os detalhes em ambos.

3- Medindo as altas luzes: se optar por medir uma área de altas luzes da cena, como o céu, e assumir que esta é a área de meios tons da cena toda a foto ficará mais escura.

5/5 - (2 votes)
Post
Guia de fotometria – saiba como sua câmera mede a luz da cena
Título
Guia de fotometria – saiba como sua câmera mede a luz da cena
Descrição
Para dominar a fotometria é preciso conhecer o funcionamento do fotômetro da sua câmera e entender como ele faz a medição da luz da cena.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *