Como fotografar pássaros voando | Dicas Fotográficas

beija-flor voando

Ágeis e imprevisíveis, fotografar pássaros em pleno voo é um grande desafio que requer muita paciência e perícia do fotógrafo. Só de início, o fotógrafo tem 3 problemas para resolver quando se propõe a fazer esse tipo de imagem: o pássaro está longe, em movimento e com uma luz nem sempre favorável.

O primeiro requisito para se fotografar pássaros voando é ter uma teleobjetiva de no mínimo 200 mm, quanto maior a distância focal mais chance de um registro surpreendente você terá.

O primeiro desafio desse tipo de fotografia é conseguir fazer o foco em movimento. Você vai fotografar um animal se movendo rapidamente com uma teleobjetiva, quanto maior a distância focal e mais rápido o tema é mais difícil conseguir fazer o foco e tirar uma foto nítida. A dica é pegar os longos voos planados onde os pássaros se movem menos.

Para conseguir um bom registro sem borrões é necessário usar uma velocidade alta, 1/1000s é uma boa base para começar. É preciso fazer testes para se chegar aos parâmetros de exposições ideias. Se quiser, pode diminuir a velocidade para pegar o movimento das asas ou fazer uma foto com efeito de panning.

Muitas vezes será necessário abrir o diafragma ou mudar a sensibilidade do ISO para corrigir a exposição. Isso pode afetar a profundidade de campo aumentando o risco de o tema ficar fora de foco, por isso deixe a câmera no modo AF-Servo ou AF-C, assim o foco acompanha o movimento do pássaro enquanto o obturador está apertado até a metade. Na maioria dos casos o autofoco funciona bem, mas em algumas situações a única alternativa será o foco manual.

Em dias claros, com o céu azul, a tendência é a câmera captar apenas a silhueta do pássaro. Há 3 modos de resolver esse problema: corrigir manualmente a exposição em mais ou menos 1,5 EV; medir a exposição de um prédio ou árvore na cena corretamente iluminado; optar pelo modo ponderado central de medição, ele oferece menos precisão, mas os resultados são corretos na maioria das vezes. Se o pássaro se move sob fundo heterogêneo, use o modo de medição matricial.

Neste tipo de fotografia a composição é bem simples, geralmente posiciona o pássaro no terço oposto à direção do voo, coloque-o no terço superior se ele estiver com as asas para baixo. Se a foto for de close é necessário deixar um espaço, entre a borda e o pássaro, na direção que ele está olhando evitando que pareça que vai bater na borda da imagem. A cabeça do pássaro não pode estar encoberta pelas asas.

Para não perder o clique você pode usar o modo sequencial e depois escolher a melhor foto.

5/5 - (1 vote)
Post
Como fotografar pássaros voando | Dicas Fotográficas
Título
Como fotografar pássaros voando | Dicas Fotográficas
Descrição
Ágeis e imprevisíveis, fotografar pássaros em pleno voo é um grande desafio que requer muita paciência e perícia do fotógrafo.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *