Conhecendo sua câmera fotográfica # Aula 1

Conhecendo sua câmera

A aula 1 do Curso Intensivo de Fotografia do Blog Olha o Passarinho tem como objetivo mostrar as características de um modo geral das câmeras DSRL. Independente de qual é o fabricante da sua câmera, ela terá essas características, o que difere será o jeito de acessá-la.

Com isso a primeira, e talvez a mais importante, dica do nosso curso é para que você leia o manual de instruções da sua máquina fotográfica. Faça isso antes de liga-la pele primeira vez. Assim você irá descobrir tudo que ela é capaz de fazer e como operá-la corretamente. Conhecer o equipamento é o princípio básico de um grande fotógrafo.

Enquanto você não lê o seu manual, vejamos as principais características das câmeras:

Conhecendo sua câmera - Frente

1- Botão de Disparo: O botão de disparo aciona o obturador da máquina, que expõe o sensor à luz que entra através da objetiva. Pressione até o meio para ativar o sistema de autofoco e bloquear a medição, após o sinal de que o objeto está focado, termine de pressionar o botão para registrar a imagem.

2- Flash Embutido: Presente em alguns modelos de câmeras DSRL, o flash embutido pode te salvar em uma situação de emergência. Não subestime esse pequeno acessório, mesmo que você tenha um flash externo.

3- Anel de Zoom: Este elemento está presente nas objetivas que contem zoom. Eles servem para regular o ângulo de visão.

4- Compensação de Exposição: Este botão é uma espécie de reajuste manual para a exposição automática. Os cenários escuros podem gerar sobre-exposição, já os claros criam assuntos subexpostos. Este botão serve para inserir mais ou menos luz para compensar.

5- Anel de Focagem: Presente nas objetivas serve para regular o foco manualmente.

6- Objetiva: A maior vantagens das câmeras DSRL é a possibilidade de trocar a objetiva de acordo com a necessidade do fotógrafo. Há diversos tipos de objetivas no mercado, cada uma para um tipo ou estilo de fotografia. São elas as responsáveis por definir o ângulo de visão e a quantidade de luz que entra na câmera.

Conhecendo sua câmera - Traseira

1- Pontos de foco: Grelha de pontos de foco visível na ocular e no liveview. Quando ativado, o autofoco vai fixar-se ao ponto selecionado na grelha.

2- Ocular: É o visor da câmera. Através dele você pode visualizar a cena através da objetiva.

3- Live View: É a representação digital da ocular. Através dele você pode ver como as suas configurações afetarão a imagem em tempo real.

4- Cursor de Navegação: Através deste dispositivo você pode percorrer os menus, rever imagens, ajustar pontos de foco e outras funções.

Conhecendo sua câmera - Topo

1- Seletor de Modos de Operação da Câmera: Este seletor serve para definir em qual modo sua câmera irá trabalhar. Os principais modos são:

Modo Manual (M): Dá controle total sobre os pilares da fotografia (ISO, Abertura do Diafragma e Tempo de Exposição)

Modo Prioridade de Abertura: Neste modo, você define a abertura e a câmera configura o resto. Ideal para controlar a profundidade de campo.

Modo Prioridade de Velocidade do Obturador: Você escolhe a velocidade e câmera define a abertura. Ideal para definir uma exposição curta ou longa.

Modo Programa: A câmera define a velocidade do obturador e a abertura, mas pode alterar o equilíbrio entre elas e controlar outras definições.

Veja as outras aulas do curso:

Aula 1 – Conhecendo sua câmera
Aula 2 – Tudo sobre exposição
Aula 3 – Distância Focal
Aula 4 – Composição fotográfica
Aula 5 – Equipamento Essencial

Post
Conhecendo sua câmera fotográfica # Aula 1
Título
Conhecendo sua câmera fotográfica # Aula 1
Descrição
A aula 1 do Curso Intensivo de Fotografia do Blog Olha o Passarinho tem como objetivo mostrar as características de um modo geral das câmeras DSRL.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho
Logo
Se gostou, compartilhe!
Email this to someoneShare on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Print this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *