Curso de fotografia | Composição fotográfica # Aula 4

Curso Intensivo de Fotografia on line - Composição

Mais importante que configurar a câmera corretamente para fazer a foto é saber compor a cena a ser fotografada. Saber posicionar os elementos corretamente é que faz a diferença em uma foto qualquer e uma foto que causa impacto. Hoje, qualquer um tem acesso a uma câmera boa, até no celular, mas poucos são os que sabem compor uma cena, por tanto, se você quer se destacar no meio da multidão e tornar um bom fotógrafo profissional estude a fundo as regras de composição de fotográfica.

No nosso curso intensivo de fotografia on line vamos apenas introduzir o assunto para que você conheça as principais regras de composição fotográfica. Não se prenda apenas a essa introdução, pesquise mais sobre o assunto. Aqui no Blog Olha o Passarinho há muitos posts sobre o assunto.

Vamos ver agora como organizar os elementos de uma cena em uma composição harmoniosa seguindo algumas regras.

1- Regra dos terços

Curso Intensivo de Fotografia on line - Regra dos terços

É, talvez, a regra mais clássica da composição fotográfica. A regra dos terços funciona muito bem, principalmente, quando se tem apenas um elemento principal. Invés de centralizar o elemento principal da foto, coloque-o sobre uma das linhas verticais ou horizontais ou em um dos 4 pontos de intercessão destas linhas. Isso causa uma imagem visualmente mais interessante.

Caso esteja fotografando uma paisagem, coloque a linha do horizonte sobre uma das linhas horizontais da regra dos terços.

2- Enquadramentos

Curso Intensivo de Fotografia on line - Frame

Procure molduras naturais para direcionar a atenção do observador na sua imagem. Pode ser uma porta, uma janela ou uma árvore posicionada de forma a envolver o assunto principal a ser fotografado.

3- Linhas orientadoras

Curso Intensivo de Fotografia on line - Linhas

Procure linhas que apontem para o assunto. As linhas na fotografia orientam o olhar do observador para um ponto na cena. É neste ponto que deve ser posicionado o elemento principal da cena.

4- O primeiro plano

Curso Intensivo de Fotografia on line - Planos

Este truque visual é muito usado em fotografia de paisagem. Consiste em enquadrar uma cena e incluir elementos no primeiro plano, isto ajuda a direcionar o olhar do observador para os detalhes mais distantes.

Agora que você já conhece as regras básicas da composição fotográfica, que tal quebrá-las? Vale tudo, desde que você consiga um resultado melhor.

Veja as outras aulas do curso:

Aula 1 – Conhecendo sua câmera
Aula 2 – Tudo sobre exposição
Aula 3 – Distância Focal
Aula 4 – Composição fotográfica
Aula 5 – Equipamento Essencial

5/5 - (2 votes)
Post
Curso de fotografia | Composição fotográfica # Aula 4
Título
Curso de fotografia | Composição fotográfica # Aula 4
Descrição
Nesta aula do nosso curso de fotografia iremos falar de composição fotográfica, um dos aspectos mais importantes para tirar fotos impactantes.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *