Transforme o dia em noite com essa técnica fotográfica criada no cinema

Técnica Noite Americana - Luís André Sampaio

Aprenda a criar uma cena noturna em plena luz do dia apenas configurando sua câmera fotográfica da maneira correta. Transforme o dia em noite sem photoshop ou qualquer outro programa de edição, apenas usando uma técnica fotográfica clássica do cinema.

Chamada de “Noite Americana”, esta técnica foi criada no cinema e muito utilizada até meados de 1980 para rodar cenas noturnas com qualidade, pois naquela época era muito complicado rodar as cenas à noite e conseguir imagens com qualidade razoável.

A técnica Noite Americana é bem simples, consiste em subexpor a cena e aplicar um filtro colorido. Usa-se filtro azul para fotografias coloridas e filtro vermelho para fotografias em preto e branco.

Foto estilo Noite Americna - Carlos Aliperti

Na maioria dos casos subexpor a foto em 2EVs já é suficiente. No modo manual, para subexpor a foto em 2Evs você pode fechar o obturador multiplicando “f” por 2, aumentar a velocidade 4 vezes ou diminuir a sensibilidade do ISO em 4 vezes. Nos modos semiautomáticos basta usar a correção de exposição, ajustando-a em -2.

Agora é hora de aplicar um filtro azul para simular a luz noturna, caso esteja capturando uma cena colorida. Se a cena for monocromática, aplique um filtro vermelho.

Não tem um filtro? Isso não é problema, hoje em dia com as câmeras digitais tudo ficou mais fácil. É possível conseguir o mesmo efeito alterando o balanço de branco da sua câmera. O modo tungstênio ou incandescente costuma dar bons resultados, mas você pode fazer um ajuste manual para dar um toque pessoal ao efeito.

Outra opção: se você fotografa em RAW, é aplicar o filtro na pós-produção. Também é possível fazer um ajuste fino na exposição e diminuir a saturação da imagem.

A maior dificuldade dessa técnica consiste na escolha do tema correto, pois nem todos rendem boas fotos. É necessário que haja uma iluminação bem contrastada, que proporcione sombras duras. Os melhores resultados são obtidos ao sol de meio dia.
Posicione o tema a ser fotografado na parte mais iluminada da cena para facilitar a leitura da imagem, pois as zonas com mais luz captam primeiro o olhar do observador.

Quando houver um primeiro plano na imagem, é prudente que ele esteja bem iluminado, pois ele precisa estar bem visível para captar o olhar do observador.
Na maioria das vezes o objeto principal está no primeiro plano, mas quando isso não acontecer, deixe o primeiro plano mais iluminado que o objeto principal para guiar o olhar do observador.

A diferença entre a técnica de Noite Americana e a fotografia noturna é a grande quantidade de luz disponível na primeira, o que permite utilizar diferentes combinações de abertura, velocidade e ISO, oferecendo novas possibilidades criativas.

Gostou da dica?
Mande sua foto utilizando a técnica de Noite Americana pra gente. Coloque o link aí nos comentários.

5/5 - (3 votes)
Post
Transforme o dia em noite com essa técnica fotográfica criada no cinema
Título
Transforme o dia em noite com essa técnica fotográfica criada no cinema
Descrição
Transforme o dia em noite sem photoshop ou qualquer outro programa de edição, apenas usando uma técnica fotográfica clássica do cinema.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *