Tudo que você precisa saber sobre a sensibilidade de ISO

Configurando ISO

Controlar a sensibilidade de ISO na hora de fotografar pode ajuda-lo em momentos de pouca luminosidade desde que você esteja preparado para lidar com ruídos na imagem.

O que é ISO?

ISO é a abreviação de International Organisation for Standardisation. Os membros desta organização criaram diversos padrões para as mais variadas indústrias. Mas, na fotografia é o valor utilizado para indicar a sensibilidade da película ou do sensor da câmera. É importante saber que quanto menor o valor do ISO configurado na sua câmera, maior será a quantidade de luz necessária para registrar a imagem. E valores de ISO maiores são utilizados em condições de pouca luz, mas geram ruído na imagem.

Sensibilidade de ISO

Quantas definições de ISO existem?

Isto vai depender da câmera, apesar de alguns modelos disponibilizarem valores de ISO menores que 100, o mais comum no mercado é câmeras cujo o ISO100 ser o menor valor disponível. O maior valor também vai variar dependendo do modelo da sua câmera, a Nikon DS4, por exemplo, possibilita configurar até ISO409600.

Qual a relação da sensibilidade de ISO com a exposição da foto?

A fotografia é sustentada por 3 pilares (Abertura do Diafragma, Tempo de Exposição e Sensibilidade de ISO) e estes são interligados entre si, ou seja, alterando o valor de 1 você terá que alterar o valor dos outros 2.

Quando se duplica ou reduz à metade o valor do ISO você estará alterando a exposição da imagem em 1 stop, ou seja, passando de ISO100 para ISO200, aumenta a exposição em 1 stop, reduzindo de ISO1600 para ISO100, reduz a exposição em 4 stop.

Por que tenho que mudar o valor do ISO?

A maior dúvida das pessoas que começam a fotografar é: por que devemos aumentar o valor do ISO já que isto acarretará em ruído na imagem. Pense no ISO como um facilitador quanto à exposição, pois ao modificar o seu valor você poderá usar uma abertura de diafragma ou a velocidade do obturador diferentes do que seria normalmente exigido.

Se está fotografando em um ambiente escuro, a máxima abertura do diafragma da sua lente pode não ser suficiente para a correta exposição da fotografia e aumentar o tempo de exposição pode não ser uma alternativa. Neste caso, resta aumentar o valor do ISO.

Por que não posso usar um ISO alto sempre?

À medida que você aumenta a sensibilidade de ISO o nível de ruído na imagem também aumenta. Por tanto, sempre fotografe com o menor valor de ISO possível para uma imagem com melhor qualidade.

Por que isso acontece?

Diferente da abertura do diafragma e do tempo de exposição, que são processos mecânicos, o controle do ISO é um processo eletrônico. Essencialmente, amplifica-se o sinal recebido pelo sensor e é isso que gera o ruído. Geralmente consegue-se fotografar com um nível de ruído aceitável até ISO1600, além disso vai depender muito do modelo da câmera usada.

Para que as máquinas permitem configurar um ISO alto se não posso usar?

Ninguém disse que não pode usar e sim de que deve evitar. Em condições extremas é melhor ter uma foto nítida com ruído a uma foto suave desfocada.
Além disso, dependendo de como a imagem será usada o ruído passa despercebido. Por exemplo, em impressões de grandes formatos que serão vistas de longe, os ruídos não são notados.

Qual a relação do ISO com a nitidez da fotografia?

Escolher o ISO correto para fotografar pode ajudar a obter fotos mais nítidas.

Ao otimizar esse parâmetro, o fotógrafo consegue modificar a profundidade de campo e até congelar o momento. Por exemplo: Aumentar a sensibilidade do ISO da câmera ao se registrar assuntos em movimentos dá uma margem para o fotógrafo trabalhar com velocidades de obturação maiores.

Na fotografia de paisagem também podemos obter vantagens aumentando o ISO. Caso tenha esquecido o tripé em casa, configure a abertura do diafragma conforme necessário,aumente o ISO da câmera e fotografe com velocidades maiores para evitar fotos tremidas.

Lembre-se, o ISO não trabalha sozinho e sim em conjunto com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Conheça mais sobre os 3 pilares da fotografia e aprimore suas técnicas.

5/5 - (1 vote)
Post
Tudo que você precisa saber sobre a sensibilidade de ISO
Título
Tudo que você precisa saber sobre a sensibilidade de ISO
Descrição
Controlar a sensibilidade de ISO na hora de fotografar ajuda em momentos de pouca luz desde que você esteja preparado para lidar com ruídos na imagem.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *