Diafragma, obturador e ISO não são bicho de 7 cabeças

fotografando

Esta é a lição mais importante do mundo da fotografia. Se você quer aprender a fotografar, pare tudo que está fazendo e leia este post com muita atenção.

A abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o ISO são considerados os 3 pilares da fotografia. Dominar estes 3 elementos é o primeiro passo para se tornar um profissional na área da fotografia e se libertar do modo automático da sua câmera, pois é a partir desse controle que você poderá criar os mais diversos efeitos nas suas fotos.

Nem todas as câmeras permitem manipular os pilares da fotografia, pois não possuem modo manual. Por tanto, leia o manual de instruções da sua câmera e veja quais configurações são permitidas. Mas, se você possui uma DSRL é hora de se libertar, coloque a câmera no modo manual e descubra um mundo novo a um clique de distância.

Cada um dos 3 elementos irá causar um efeito na fotografia e a união deles afetará diretamente a exposição da imagem. Por tanto, para uma exposição correta é necessário equilibrar os 3 pilares. Vejamos agora o efeito de cada um em separado:

Gráfico do fotômetro

Este é o gráfico do fotômetro da câmera na posição de equilíbrio. Note que a medida que você altera os pilares, o gráfico se movimenta para a esquerda, indicando que a foto está subexposta, ou para a direita, mostrando que a foto está superexposta.

O diafragma

O diafragma é um dispositivo presente no interior da objetiva que abre e fecha para controlar a quantidade de luz que entrará na câmera. Ele equivale à nossa pupila. Cada objetiva possui uma abertura máxima e mínima, essa informação é fornecida pelo fabricante.

A abertura do diafragma é representada pela letra “f-“ seguida de um número. Quanto menor for esse número maior é a abertura.

Abertura de diafragma e profuncidade de campo

A abertura do diafragma afeta também a profundidade de campo da imagem. Quanto maior for a abertura do diafragma, menor será a profundidade de campo da imagem. Isso é muito útil na hora de criar efeitos ao se fotografar.

Profundidade de campo

O obturador

O obturador está localizado no interior da câmera fotográfica e como o diafragma também controla a quantidade de luz que entrará na mesma. Ele seria equivalente a nossa pálpebra.

Apesar da função ser a mesma do diafragma, o funcionamento é diferente. O obturador fica sempre fechado e só abre na hora que o clique é acionado e permanece aberto apenas pelo tempo necessário para expor o sensor. Podemos configurar esse tempo deixando o sensor mais exposto ou menos exposto à luz.

O tempo de abertura do obturador é medido em frações de segundos (1/100, 1/200, 1/400 …), mas pode-se configurá-lo para ficar aberto por vários segundos em fotografias de longa exposição.

Em situações onde há muita luz na cena a ser fotografada, configura-se o obturador para ficar menos tempo aberto. Quando o ambiente está mais escuro, em uma fotografia noturna, por exemplo, configura-se o obturador para ficar mais tempo aberto.

O tempo de exposição cria efeitos interessantes na fotografia. Enquanto o obturador está aberto ele capta tudo que está na cena, inclusive os movimentos. Por tanto, é necessário ter em mente que para congelar uma cena é preciso usar o obturador com uma velocidade rápida e para dar ideia de movimento, como em uma queda d’água, usam-se velocidades mais lentas.

Tempo de exposição

ISO (International Standards Organization)

O último, mas não menos importante, dos 3 pilares da fotografia é o ISO, que nada mais é que a sensibilidade do sensor da câmera fotográfica. Antigamente, quando não existia câmera digital, você comprava o filme para sua câmera de acordo com o local onde iria fotografar. O mais comum era comprar filme asa100 (ISO100) para ambientes externos e asa400 (ISO400) para ambientes internos. Hoje em dia, basta regular o ISO na própria câmera, muitas dispõem de ISOS menores que 100 e maiores que 6000.

A regra para usar o ISO é bem simples, como ele regula a sensibilidade do sensor, quanto menos luz na cena a ser fotografada, maior deverá ser o ISO.

Mas, nem tudo são flores nessa matemática, como os outros 2 pilares o ISO altera um outro parâmetro na foto a ser tirada e desta vez é uma alteração negativa. É que a medida que aumenta o ISO da câmera, aumenta também o nível de ruídos na fotografia e consequentemente diminui a qualidade da imagem. Por tanto, prefira sempre trabalhar com ISOs baixos, próximos de 100, para obter imagens mais bonitas.

ISO
ISO comparação

Agora que você aprendeu tudo sobre os 3 pilares da fotografia é só pegar sua câmera e treinar bastante, pois dominar esses carinhas é metade do aprendizado de um bom fotografo.

5/5 - (2 votes)
Post
Diafragma, obturador e ISO não são bicho de 7 cabeças
Título
Diafragma, obturador e ISO não são bicho de 7 cabeças
Descrição
A abertura do diafragma, a velocidade do obturador e a sensibilidade de ISO são os 3 pilares da fotografia que você precisa dominar.
Autor
Blog
Blog Olha o Passarinho
Logo

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *