Como ganhar dinheiro com fotografia

Como ganhar dinheiro com fotografia

Apesar de bastante competitivo, o mercado fotográfico é muito amplo. São diversas áreas a se explorar, por isso há espaço para todo mundo. Se você tiver um equipamento razoável e um bom olhar fotográfico é possível ganhar dinheiro com fotografia.

O maior erro de todo fotógrafo iniciante é pensar que para ganhar dinheiro com fotografia basta ter uma câmera e sair clicando por aí.

Dinheiro é sinônimo de trabalho, por tanto para ganhar dinheiro fotografando é preciso muita dedicação, muito trabalho e principalmente muito estudo.

Escolha um nicho para fotografar

Não adianta abraçar todo o mercado. Tenha foco, escolha de 1 a 3 nichos fotográficos e se especialize neles. Vire referência no estilo e no nicho que você escolheu.

Quanto melhor forem suas fotos, mas destaque você terá no mercado, você será reconhecido no mercado e maior será o seu retorno financeiro.

Abaixo selecionamos algumas ideias para você ganhar dinheiro com a sua máquina fotográfica.

Ganhar dinheiro com fotografia de casamento

Fotografe casamentos e ganhe muito dinheiro

Casamento é um dos nichos do mercado fotográfico que tem mais oportunidades de ganhar dinheiro, mas é o mais concorrido também.

O mercado de casamento é fechado e difícil de entrar, mas se você conseguir e fazer um trabalho legal terá um bom retorno.

Há diversas formas de ganhar dinheiro com fotografia em um casamento como o fotografo do evento mesmo, fazendo os ensaios pré e pós casamento e a cerimônia, fazendo fotografias aéreas com drones e até mesmo alugando cabines fotográficas.

Ganhar dinheiro fotografando família

Fotógrafo de família é um bom negócio

Enquanto existir fotografia, existirá o retrato. E sempre existirá alguém disposto a pagar para fazer um retrato, seja da família, seja de um filho que acabou de chegar ou mesmo um simples 3×4.

O fotógrafo de família está em segundo lugar no ranking de oportunidades para ganhar dinheiro com fotografia. Neste nicho há diversas formas de conseguir trabalho.

Como fotógrafo especializado em registros de família você pode fazer ensaios de gestantes, registro de partos, newborn, acompanhamento do primeiro ano do bebê, fotos do casal ou de toda a família, festas de aniversário e etc.

Ganhar dinheiro fotografando em escolas infantis

Sabia que você pode ganhar muito dinheiro se fizer uma parceria com escolas infantis?

Há um grande nicho fotográfico em escolas infantis que é pouco explorado. Alguns fotógrafos já descobriram isso e estão faturando alto.

Funciona da seguinte forma:

Você monta um set na escola, faz fotos das crianças e vende as fotos para os pais. Estes, quando veem as fotos produzidas dos seus filhos, não resistem e compram uma ou várias fotografias. A escola ganha uma comissão por ceder o espaço, mas o lucro é todo do fotógrafo.

Isto abre outras oportunidades dentro da própria escola, pois durante o ano vários eventos são realizados como festas da família, festa junina e formatura. Como você já tem um relacionamento com a escola pode ser chamado para cobrir esses eventos, gerando oportunidade de vender mais fotos para as famílias.

Ganhar dinheiro fotografando animais de estimação

Ensaios com animais de estimação é o novo filão da fotografia

Um nicho que surgiu a pouco tempo e vem ganhando espaço rapidamente é o de fotografia de pets. Os donos de animais também querem guardar recordações dos seus queridos e por isso contratam fotógrafos para fazer ensaios com os seus pets. Já tem fotógrafo especializado apenas em fotos de animais de estimação.

Veja como ganhar dinheiro fotografando pets.

Ganhe dinheiro com fotografia de drone

Ganhe dinheiro com fotografias aéreas

Os drones tem um importante papel na redução de custos de produção de fotografias aéreas. Isto abriu novas oportunidades de trabalho para os fotógrafos.

São inúmeras possibilidades de ganhar dinheiro com um drone como a fotografia de eventos, casamentos, fotografia de paisagens, de arquitetura, fotografia urbana e etc.

Aqui no blog Olha o Passarinho há diversos posts sobre o mercado de drones, se você quiser se inteirar sobre o assunto.

Venda suas fotos para banco de imagens

Bancos de imagens são uma ótima forma de ganhar dinheiro com suas fotos. Monetize aquelas imagens guardadas no seu HD e tenha uma renda extra. Quanto mais fotos você enviar para os bancos, maiores serão os seus ganhos.

Veja como ganhar dinheiro vendendo suas fotos em bancos de imagens.

Essas são apenas algumas formas de se ganhar dinheiro com fotografia. Se você conhece alguma outra forma que não foi listada aqui, compartilhe com a gente nos comentários.

5/5 - (1 vote)
Post
Como ganhar dinheiro com fotografia
Título
Como ganhar dinheiro com fotografia
Descrição
Se você tiver um equipamento razoável e um bom olhar fotográfico é possível ganhar dinheiro com fotografia. O mercado oferece muitas oportunidades.
Autor
Blog
Blog Olha o passarinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *